top of page
Foto do escritorDomani Consultoria

Mercado de Bebidas no Brasil: Conheça as Oportunidades de Expansão Internacional

Atualizado: 29 de out.

Você sabia que o Brasil ocupa uma posição de destaque no consumo de cerveja, mas ainda tem um grande potencial de crescimento na exportação de bebidas alcoólicas? A indústria de bebidas alcoólicas oferece uma gama de produtos variados. Em meio a esses produtos, a cerveja é a que mais é consumida no mundo, sendo que o Brasil ocupa a 3ª posição no consumo mundial da bebida. No que se refere ao mercado geral de bebidas alcoólicas, o Brasil é um país que possui números notórios quanto ao consumo, porém a produção ainda é pequena, se compararmos com outros países. Vamos explorar como essa indústria está crescendo e as oportunidades que ela apresenta para o mercado internacional.


Desempenho do mercado nos últimos anos


No que tange ao consumo interno nos dias atuais, afirma-se que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais da metade dos brasileiros consumiram bebidas alcoólicas durante a pandemia, como por exemplo bebidas destiladas, cervejas e vinhos, o que acarretou em um aumento superior a 90% da compra destes produtos por serviços on-line. No que diz respeito ao desempenho do mercado, de acordo com os dados da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Embaixada do Brasil em Lisboa, em 2020, o mercado de exportação de bebidas alcoólicas brasileiras sofreu uma queda de 13% em relação ao ano anterior, impactado fortemente pela pandemia e o fechamento de bares e restaurantes. Mas 2021 trouxe uma reviravolta! As exportações atingiram a marca de US$ 37,3 milhões, ultrapassando os números de 2018 e 2019, conforme ilustrado na tabela feita pela SECOM:

Fonte: SECOM, com dados do Ministério da Economia do Brasil


Além disso, com o objetivo de incentivar a produção nacional e o aumento das vendas para fora do país, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) implementou, em 2019, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja, uma parceria entre o governo, setor privado e pesquisadores que visa apoiar os produtores de cerveja e assim aumentar a fabricação da bebida no território nacional. Isto ocorre por meio de financiamento para a aquisição de máquinas e estímulos governamentais para a produção de cevada e outros compostos da cerveja. 


Em termos de exportação, somente 1% da cachaça brasileira, a segunda bebida alcóolica mais consumida no país, é vendida para consumidores estrangeiros, sendo os principais: Estados Unidos, Paraguai e países europeus como por exemplo, Alemanha, Portugal, Itália e França. Esta relação com a Europa pode ser ainda maior caso o Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul, bloco econômico em que o Brasil faz parte, e a União Europeia seja aprovado devido a diminuição de barreiras tarifárias.


Ademais, o produtor nacional interessado em vender bebidas alcóolicas para fora do país precisa conhecer as características dos respectivos mercados. Por exemplo, o México possui uma aderência maior a cachaças de até 1 litro. Os quesitos culturais e religiosos são outros fatores a serem levados em consideração, assim como os burocráticos, logísticos e financeiros. Quer entender porque esses fatores são importantes para obter sucesso na sua internacionalização? Fale com a Domani Consultoria e conte com nossa expertise para identificar os melhores mercados e descomplicar o processo de exportação!


Outro ponto a se destacar é a importância da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) nesse setor, instituição existente desde 1974 cujo objetivo  é alinhar os interesses de fabricantes e importadores brasileiros de bebidas alcoólicas ao poder executivo, a imprensa e outros atores relevantes. As cinco linhas de ação da ABRAPE são:


  • Promover o desenvolvimento do setor de bebidas;

  • Realizar sustentavelmente as etapas de fabricação, processamento e embalamento;

  • Incentivar o consumo consciente de bebidas alcóolicas;

  • Fomentar uma concorrência justa entre os diferentes negociantes do setor;

  • Aperfeiçoar os produtos por meio de ciência, tecnologia e inovação


Principais Destinos


Em 2020, os países que mais importaram bebidas alcoólicas do Brasil foram o Paraguai, Bolívia, Argentina, os países sul-americanos foram os que mais compraram bebidas alcoólicas de origem brasileira. Dentro desse rol de países, ressalta-se que o Paraguai é o principal importador do produto de procedência brasileira, a participação do país nesse mercado foi de 54%, ou seja, mais da metade das exportações brasileiras de bebidas alcoólicas tem como destino o Paraguai. Cabe salientar ainda que as bebidas alcoólicas ocupam a terceira posição no ranking de produtos mais exportados ao Paraguai - as exportações representaram, em 2020, US $72,6 milhões (Valor FOB).


Importância da análise de mercado na exportação e importação de Bebidas Alcoólicas


Para alcançar o sucesso no mercado de bebidas alcoólicas, é essencial que os exportadores entendam o mercado-alvo a fundo. Sendo assim, é aí que entra a importância de fazer uma boa pesquisa do setor antes de pensar em ingressar no mercado internacional. Isso porque, o estudo analisa aspectos que indicam quais países têm maior potencial para o produto do cliente de forma a atender diretamente às suas necessidades e identificar o país que terá melhor desempenho para o setor de bebidas alcoólicas. Quer saber como? Entre em contato com um dos nossos analistas agora mesmo! 


Para exemplificar, quando identificamos que o Paraguai representa 54% das exportações brasileiras de bebidas alcoólicas, entendemos que a análise macroeconômica bem realizada é essencial para destacar mercados com potencial.



Isso porque esse estudo permite que clientes tenham informações precisas para decisões estratégicas: na exportação, identifica mercados com maior potencial de longo prazo; na importação, encontra os países de origem mais vantajosos para destinar a mercadoria. Ficou interessado neste estudo? Conheça o nosso Estudo de Mercado!


Como a Domani pode te ajudar?


Para que toda a operacionalização de exportação seja feita, se faz necessário ter conhecimento de uma série de informações sobre a melhor forma de exportar.Tem interesse em levar sua marca de bebidas para o exterior? A Domani Consultoria te auxilia! Nossa experiência no setor é o que você precisa para se destacar no mercado internacional. Nessa direção, destaca-se que a Domani Consultoria Internacional possui experiência em auxiliar processos de exportação e importação há mais de 20 anos. Entre em contato agora mesmo para saber como podemos ajudar! 


Veja mais em Nossas Soluções e Cases de Sucesso, e entre em contato para mais informações!

 

Nos siga nas Redes Sociais!

LinkedIn: Domani Consultoria Internacional (link);

Instagram: @domaniconsultoria (link);

Facebook: Domani Consultoria Internacional (link).






1.342 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások


bottom of page