Neste blog, mostraremos como os programas de financiamento podem ser a chave para o sucesso da sua empresa no comércio exterior. Continue lendo e descubra as oportunidades incríveis que estão ao seu alcance!.
O que são facilitadores do Comex
Os facilitadores de pagamentos internacionais atuam nas transações intermediando os pagamentos entre o importador e o exportador. Esses facilitadores podem ser empresas ou pessoas físicas, mas também existem outros mecanismos, como programas públicos e privados, que incentivam e favorecem as operações financeiras dentro do Comércio exterior.
Principais programas e mecanismos do Comex
Imagine poder captar recursos que irão consolidar sua empresa em períodos de crise ou impulsionar novos projetos ambiciosos. Os mecanismos financeiros fazem exatamente isso! Eles ajudam a sua empresa a operacionalizar a parte financeira do comércio, especialmente com os financiamentos de exportação e importação. A partir deles é possível a captação de recursos que podem auxiliar na consolidação de uma empresa em períodos de crise ou no início de novos projetos. Assim, um dos principais mecanismos que se tem para o comércio exterior são os financiamentos de exportação e importação. Eles têm como objetivo oferecer à empresa que busca se internacionalizar o apoio financeiro necessário nas várias fases de comercialização de seus bens e serviços, facilitando, por exemplo, financiamentos. Quer saber mais? A Domani detalha todas as modalidades e vantagens desses financiamentos no Planejamento Financeiro. Entre em contato agora com um dos nossos analistas!
Dentre os principais programas de financiamento ao comércio exterior encontra-se o Proex, o Programa de Financiamento às exportações do Governo federal. O objetivo do programa é fomentar as exportações, incentivando pequenos e médios empreendedores a internacionalizar seus negócios a partir dos recursos disponibilizados pelo Proex. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), para 2024 foram disponibilizados 2 bilhões de reais do Proex para as empresas que buscam este programa para se internacionalizar.
Mais recentemente também foi aprovada uma medida que garante mais estímulo aos exportadores, pois o acesso aos recursos do Programa de Financiamento às Exportações pode ser obtido antes do embarque das suas mercadorias. Segundo a Câmara de Comércio Exterior (Camex), essa iniciativa é fundamental para o financiamento na fase pré-embarque, e tem o objetivo de expandir a capacidade exportadora das empresas brasileiras, contribuindo para sua competitividade, inserção internacional e geração de empregos no país.
Programa Portugal 2030, e como ele gera impactos no comércio exterior brasileiro
Está pensando em expandir para o mercado europeu? O programa Portugal 2030 pode abrir portas e gerar impactos positivos no que concerne ao comércio exterior brasileiro. Com foco em modernizar a economia portuguesa e promover a inovação, a sustentabilidade e a internacionalização, este programa apresenta um leque de oportunidades para as empresas brasileiras que desejam expandir seus negócios para o mercado europeu. Ao fortalecer a competitividade das empresas portuguesas, aumentar a atratividade do país para investimentos estrangeiros e facilitar a cooperação entre os dois países, o programa cria um ambiente propício para parcerias e negócios.
O que isso traz de oportunidades para as Empresas Brasileiras?
As empresas brasileiras podem encontrar no programa Portugal 2030 diversas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. A começar pelas parcerias em pesquisa e desenvolvimento, onde setores como agronegócio, biotecnologia, energia renovável e tecnologia da informação se destacam. Além disso, a possibilidade de fortalecer cadeias de valor, com o Brasil fornecendo matérias-primas e componentes para a indústria portuguesa, que por sua vez oferece produtos com maior valor agregado, é bastante promissora.
O programa em si facilita o investimento estrangeiro direto, permitindo que empresas brasileiras invistam na nação portuguesa e aproveitem os incentivos e a infraestrutura oferecida. A posição estratégica de Portugal na União Europeia torna-o uma porta de entrada ideal para as empresas brasileiras que desejam acessar o mercado europeu. Setores como turismo, energia renovável e economia circular oferecem grandes oportunidades de cooperação entre os dois países, impulsionando a criação de negócios sustentáveis e inovadores.
Como as empresas brasileiras podem se beneficiar?
Para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo Programa Portugal 2030, aqui estão algumas dicas:
Realize uma pesquisa de mercado detalhada: Identifique os nichos de mercado mais promissores e as necessidades específicas dos consumidores portugueses.
Estabeleça parcerias estratégicas: Colabore com empresas portuguesas para compartilhar conhecimento, tecnologia e recursos.
Busque apoio governamental: Aproveite os programas de apoio à exportação oferecidos pelos governos brasileiro e português.
A Domani está aqui para ajudar a sua empresa a voar rumo ao sucesso. Vamos juntos explorar essas oportunidades incríveis e garantir que sua empresa brilhe no cenário internacional. Entre em contato conosco agora mesmo!
Comments