Projeto Okô
Estudo de Mercado aplicado para Exportação de Chia, Gergelim, Girassol e Moringa
"O projeto nos possibilitou uma percepção de que podemos sair da nossa caixa e fazer um projeto social muito massa por um preço acessível e ajudar as pessoas. Sair da caixa também do Brasil, não focar só no mercado brasileiro, porque o nosso mercado é o mundo."
Maíra Oliveira, Consultora do Projeto Okô
A ONG
A InSpark é uma ONG que possui o objetivo de usar o empreendedorismo para gerar impacto social ao auxiliar comunidades mais carentes a criarem seus próprio negócios.
A organização esteve presente em lugares como Uganda, Índia e Quênia. Neste projeto, a InSpark almejava exportar chia, gergelim, girassol e moringa de uma comunidade de Nyanja, localizada no norte de Uganda.
O Projeto
O Projeto Okô consistiu em um Estudo de Mercado para analisar os melhores destinos consumidores de cada produto exportado pela ONG.
Dessa forma, foi realizada uma análise macro e microeconômica dos países em um processo de seleção e eliminação das opções para exportação.
O relatório do projeto foi feito integralmente em inglês.
Etapas
Pré-Projeto
Nesta primeira etapa foi realizada uma reunião de alinhamento com a equipe alocada para a coleta de algumas informações essenciais para o início da execução. Também foi realizada uma pesquisa geral sobre o mercado internacional dos produtos, assim como o levantamento de todas as Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) que seriam analisadas durante o projeto, visto que eram quatro produtos no total.
Estudo de Mercado
O Estudo de Mercado foi constituído por duas partes: uma análise macroeconômica e uma análise microeconômica. A primeira parte teve como objetivo identificar fatores mais amplos de possíveis destinos, como indicadores econômicos - PIB, taxa de crescimento, inflação - e aspectos políticos - nível de estabilidade política. Com base na análise criteriosa desses dados, dois países por produto foram selecionados para a próxima fase. Em seguida, a pesquisa microeconômica objetivou aprofundar a análise dos produtos por meio de variáveis como: barreiras tarifárias e não tarifárias tanto de Uganda quanto dos países selecionados previamente, recursos culturais relacionados à receptividade do produto em cada país e aspectos concorrenciais no mercado local e internacional.
Conclusão
A última fase do projeto foi dedicada à compilação e diagramação do relatório final, o qual foi capaz de indicar informações do projeto de maneira completa e sintetizada. Além disso, o Relatório de Conclusão apresentou quais eram os destinos mais promissores para as exportações de acordo com os dados analisados durante o Estudo de Mercado.